Resultado SISU 2023: Nota de Corte, Lista de Espera e Simulador

Resultado SISU 2023: Como Consultar e Inscrições

A etapa mais importante para todos os estudantes que completaram a sua inscrição no Sistema de Seleção Unificada consiste em consultar o Resultado SISU 2023.

Sabendo que essa fase pode demorar a chegar até porque são muitos interessados por vaga e o sistema do SISU precisa todas as condições antes de listar os candidatos aprovados para curso, tenha atenção aos diferentes pontos deste guia e entenda tudo o que é preciso sobre o Resultado SISU 2023. Não perca nenhum detalhe!

Resultado SISU 2023: Como Consultar e Inscrições
Resultado SISU 2023: Como Consultar e Inscrições

SISU 2023

O SISU 2023 (Sistema de Seleção Unificada) tem sido trazido uma série de vantagens para parte majoritária dos estudantes brasileiros que participaram da última edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), acima de tudo por ser a porta de entrada para as principais universidade em nível público do Brasil.

No geral, se você quer alcançar o Ensino Superior sem que ter recorrer às Universidades privadas será de grande valia optar pelo SISU 2023.

Por ser um programa gratuito, há uma concorrência enorme quanto aos diferentes cursos disponibilizados, fazendo com que a nota de corte seja cada vez superior, principalmente nos cursos mais buscados.

Em síntese, o SISU promete acesso a algumas modalidades, tais como graduação regular, graduação a distância e pós graduação. Porém entenda que o número de vagas dependerá da estrutura da instituição.

Acompanhe mais:

Como Funciona o SISU

Este programa abre suas inscrições uma vez ao ano, para que os candidatos possam utiliza-se da sua nota do ENEM para ingressar em cursos do primeiro e segundo semestre.

Isso corrobora para que os interessados permaneçam de olho nas notificações do programa, lembrando que o sistema não avisa mais os concorrentes como antigamente. Nos tempos atuais, resta aos estudantes conferir frequentemente o portal oficial do programa se não quiserem correr o risco de perder a sua vaga tão sonhada.

Além do mais, você pode escolher até duas opções de curso por semestre, no entanto a preferência sempre será destinada ao curso primário. Não foi selecionado? Entre na lista e atente-se às chamadas subsequentes.

Intencionando lhe deixar atente ao cronograma do SISU 2023, relatamos abaixo as principais datas que já foram definidas pelo MEC. Veja quais são e se organize:

Mais notícias:

  1. Inscrições: de 15 até 18 de fevereiro;
  2. Resultado: 22 de fevereiro;
  3. Período de matrícula (chamada regular): 23 de fevereiro até 8 de março;
  4. Lista de espera: 10 de março.

Quando ao segundo semestre, as datas oficiais ainda estão em sigilo, portanto continue acompanhando este artigo para saber quando o calendário completo for evidenciado.

De maneira complementar, somente poderão participar do processo seletivo do SISU aqueles candidatos que se adequarem aos requisitos listados a seguir:

  1. Ter participado de todas as etapas do ENEM no ano-base;
  2. Realizar a inscrição no programa assertivamente;
  3. Não zerar na redação;
  4. Alcançar uma pontuação de 450 pontos ou mais;
  5. Validar os documentos tidos como obrigatórios quando solicitado.

Quer ficar pode dentro de outras informações como critérios de desempate, forma de seleção, regras adicionais e outras novidades? Então consulte o Edital SISU 2023, clicando neste link.

Resultado SISU 2023

Agora que já tratamos dos pontos iniciais, é chegada a etapa de conferir se você foi ou não contemplado com uma vaga no ensino superior pelo SISU 2023. Acompanhe:

  1. Acesse o portal do aluno do site do SISU;
  2. Lembre-se que para entrar neste portal será obrigatório ter uma conta de acesso no site gov.br;
  3. Para tanto, informe o seu CPF e senha, que deve ser a mesma utilizada no ato da inscrição;
  4. Assim que completar o acesso, priorize o campo “Resultado SISU” e insira o ano “2023”;
  5. Na próxima página será possível averiguar sua posição quanto aos selecionados e, caso consiga uma vaga, prossiga para a etapa de validação dos documentos.

Documentos Obrigatórios

Já que citamos a documentação obrigatória para quem for selecionado, veja o que precisa ser apresentado na secretaria da Universidade:

  • RG e CPF originais;
  • Documento comprobatório de contribuição militar;
  • Histórico Escolar;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
  • Comprovante de residência no nome do solicitante.
Resultado SISU 2023: Como Consultar e Inscrições
Resultado SISU 2023: Como Consultar e Inscrições

Nota de Corte SISU

A nota de corte do SISU é incompreendida por muitas pessoas e isso precisa ser bem estabelecido, já que a sua escolha precisa considerar tais aspectos para ser fundamentada e, por consequência, aumentar suas chances de ser aprovado.

Leia também:

Aliás, a nota de corte é diferente para cada curso, já que as buscas pelas vagas também diferem-se entre si. Com isso, é natural que alguns cursos fiquem mais em evidência, então se você pretende acessar os melhores cursos atente-se para o fato de que a sua nota no Enem deve acompanhar este anseio.

Lista de espera SISU 2023

Por mais que haja uma concorrência inigualável nos cursos das universidades públicas em relação as instituições privadas, é plausível destacar que nem todos os alunos selecionados na chama regular se atentam para as notificações ou deixar de apresentar a documentação necessária, abrindo assim novas vagas para os demais candidatos.

Portanto, mantenha-se atento as outras chamadas mesmo que você tenha ficado em uma posição pouco valorizada. Além disso, os candidatos que estiverem dentro das especificações da nota de corte, serão incluídos automaticamente na lista de espera do SISU. Você também pode ter interesse em saber mais sobre o ENADE, que oferece um projeto bem diferente.

Simulador SISU

Não consegue esperar o resultado oficial sair ou quer entender qual o seu nível de chance de conseguir uma vaga dadas as circunstâncias descritas acima? Pois então saiba que já existe tal possibilidade.

A internet está repleta de sites que disponibilizam o chamado Simulador SISU. Como o nome já deixa bem claro, trata-se de uma ferramenta virtual destinada a informar aos brasileiros que participaram do ENEM e realizaram a inscrição no SISU sobre suas reais chances de êxito quanto as vagas escolhidas na primeira ou na segunda opção de curso.

Os sistemas apresentam uma estrutura bastante próxima, sendo assim independentemente da sua escolha, o resultado pode ser considerado como confiável. Mas é claro que o resultado oficial é demonstrado apenas pelo MEC.

Fique atento, já que há diversas versões pagas e isso pode não valer o investimento. Por outro lado, se você souber onde procurar, poderá ter a mesma qualidade na simulação sem precisar gastar.

Pensando nisso, trouxemos alguns dos principais simuladores gratuitos do SISU para você acessar sempre que quiser:

5/5 – (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.