Redação Encceja 2023: Quanto Vale a Redação? Temas e Exemplos

Redação Encceja 2022: Temas, Como Estudar e Testes

Se você está procurando por informações que proporcionem um bom desempenho na Redação Encceja 2023, saiba que você chegou ao lugar certo.

Neste guia completo sobre a Redação Encceja 2023 traremos dicas para quem irá prestar a prova pela primeira vez, bem como os principais exemplos de textos para lhe ajudar a estudar e alguns temas que podem ser pedidos na prova deste ano. Saiba mais a seguir!

Redação Encceja 2023: Temas, Como Estudar e Testes
Redação Encceja 2023: Temas, Como Estudar e Testes

Redação Encceja 2023

A redação é um parte importantíssima do Encceja e, para este ano de 2023, torna-se fundamental estar preparado para os possíveis temas que podem ser abordados.

De início, quem já está acostumado com redações possivelmente terá bons frutos nesta etapa, até porque o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) preza por seguir um padrão em suas exigências quanto a este quesito.

Veja também:

No entanto, há algumas regras que precisam ser consideradas por cada um dos estudantes que pretendem participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Para a sua sorte, separamos as principais:

  1. A delimitação do texto precisa ser de 5 linhas até 30 linhas;
  2. A linguagem deve ser o português padrão na norma culta e seguindo a última reforma ortográfica, em todos os aspectos (conjugação/tempo verbal, escrita correta, acentuação, pontuação, etc.);
  3. Escreva uma dissertação argumentativa;
  4. Mantenha o assunto como prioridade e não envolva temáticas que não se relacionem com o que foi pedido;
  5. Escreva, no mínimo 3 parágrafos;
  6. Realize um rascunho para lhe ajudar e tome cuidado com os erros na hora de “passar a limpo”;
  7. Atente-se para a norma padrão das redações e siga um contexto para facilitar a leitura (introdução, desenvolvimento e conclusão).

Tema da redação Encceja 2023

O tema da redação do Encceja 2023 possui uma substancialidade enorme por influenciar no que será discorrido durante o texto. Portanto, saber o que está em evidência no Brasil e no mundo faz-se essencial para quem quer chegar preparado para essa fase.

Em suma, o primeiro ponto a ser pensando pelo estudante consiste em analisar os segmentos que podem ser escolhidos pelo Inep, levando em conta as redações de anos anteriores. Veja quais são as especulações:

  • Meio Ambiente: poluição, água, saneamento básico, energia;
  • Saúde: coronavírus, vacinas, medidas de segurança;
  • Campo tecnológico: smartphones, internet, redes sociais;
  • Âmbito Social: preconceito, inclusão, evasão escolar, desemprego, desigualdade social.

Sob outro prisma, é plausível conhecer quais foram os temas das redações das últimas provas do Encceja pois, embora seja pouco provável que eles sejam repetidos, tal informação pode servir de base para que você entenda o nível do que é abordado nesta avaliação. Acompanhe a listagem:

  • “Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil” (Ensino Médio);
  • “Novas formas de consumo consciente” (Ensino Fundamental);
  • “Formas de enfrentar a baixa escolaridade de brasileiros” (Modalidade PPL – Pessoas Privadas de Liberdade);
  • “Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira” (Ensino Fundamental);
  • “A importância da vacinação para a saúde pública” (Ensino Fundamental);
  • “A questão da adoção de crianças e adolescentes no Brasil” (Ensino Médio);
  • “Abandono afetivo do idoso no Brasil” (Ensino Fundamental);
  • “Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador” (Ensino Médio);
  • “A organização do tempo e o acesso às redes sociais” (Ensino Médio).

Obs.: as demais provas e os respectivos temas das redações para cada modalidade podem ser conferidas integralmente no site oficial do Inep, nesta seção.

Redação Encceja 2023: Quanto Vale a Redação? Temas e Exemplos
Redação Encceja 2023: Quanto Vale a Redação? Temas e Exemplos

Exemplos de redação do Encceja

A redação do Encceja é bem similar a versão aplicada no ENEM, principalmente quando ao modelo do Ensino Médio. Por outro lado, há características específicas e que precisam ser consideradas.

Se depois de todas essas informações você ainda se encontra em dúvidas, vale a pena conferir alguns exemplos. Sendo assim, atente-se para as diferenças entre os textos relacionados ao Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Clique aqui e confira algumas versões que obtiveram nota máxima.

Quanto vale a redação do Encceja

Outro ponto que muitos estudantes ficam com dúvidas consiste na pontuação da redação do Encceja, já que essa é uma das partes mais importantes da prova do Encceja 2023.

De forma geral, a redação é avaliada numa escala que vai de 0 até 10. Portanto, para ser aprovado nesta etapa será obrigatório alcançar uma média de, pelo menos, 5 pontos.

Entanto, considere que a outra parte da prova também exigirá um bom desempenho do estudante. Tanto a versão para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio demandam de uma nota de 100 pontos ou mais, tendo em vista que 100% das questões respondidas corretamente podem gerar até 200 pontos ao candidato.

Como prosseguir após ser reprovado na escrita?

Quem foi reprovado por conta de uma má atuação na redação do Encceja ou em qualquer outra parte da prova, pode solicitar uma declaração de proficiência em nível parcialmente quanto as disciplinas onde você teve um bom desempenho.

Ao obter este documento, há a possibilidade de realizar o Encceja no ano posterior e responder apenas as questões relacionadas à reprovação no ano anterior. O ideal é que você de uma olhada nas provas anteriores ao Encceja 2023, antes de realizar a sua.

Contudo, atente-se para o fato de que esse certificado do Encceja 2023 tem validade para apenas um ano, ou seja, quem solicitá-lo em 2023 poderá fazer uso apenas em 2024.

Disciplinas exigidas na prova

As provas do Encceja Ensino Médio, Ensino Fundamental e na modalidade PPL acontecem em um dia único, porém as datas diferem-se, principalmente em relação aos indivíduos que serão avaliados no exterior.

De um modo geral, é preciso compreender que os cadernos da avaliação são agrupados com 30 questões para cada disciplina de acordo com a modalidade da prova. Entenda:

Ensino Fundamental

  • Caderno 1: Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Caderno 2: Matemática e suas Tecnologias;
  • Caderno 3: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física;
  • Caderno 4: História e Geografia;
  • Redação.

Ensino Médio

  • Caderno 1: Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Caderno 2: Matemática e suas Tecnologias;
  • Caderno 3: Linguagens, Literatura, Códigos e suas Tecnologias;
  • Caderno 4: Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Redação.

Importante: As avaliações contam com um total de 120 questões de múltipla escolha onde os estudantes devem assinalar apenas uma das 4 opções de resposta + redação. Ainda é possível estudar por meio da apostila Encceja 2023, para garantir que estará preparado ao teste.

5/5 – (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.