Prova Encceja 2023: Conteúdo, Gabarito, Local de Prova e Data

Não restam dúvidas de que as melhores oportunidades de emprego são destinadas aos brasileiros que concluíram o Ensino Fundamental e o Encceja Ensino Médio. Porém, aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na época adequada já podem optar pela Prova Encceja 2023.

Este exame procura gerar o diploma do segundo grau a todos que anseiam por um crescimento profissional, contudo ser aprovado na Prova Encceja 2023 é imprescindível.

Sob esse ponto de vista, elencaremos tudo o que você precisa saber neste artigo, ou seja, como funciona a prova, local da avaliação, cronograma, resultado, edital e muito mais!

Prova Encceja 2023: Metodologia e O Que Estudar
Prova Encceja 2023: Metodologia e O Que Estudar

Prova Encceja 2023

Em primeiro lugar, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) serve para reivindicar um diploma que não foi obtido em primeiro momento, seja do Ensino Fundamental (I e II) ou até mesmo do Ensino Médio.

A realidade do Brasil ainda corrobora para que haja um enorme número de evasão escolar, já que muitos jovens precisam trocar os estudos para trabalhar. Porém, o Governo Federal oferta este programa para que os indivíduos possam correr atrás do tempo perdido.

A avaliação acontece anualmente e os participantes precisam se adequar em cadastra-se no tempo adequado, pois somente assim será possível prestar a prova Encceja 2023 e tentar obter o tão sonhado diploma.

Veja ainda:

Conteúdo – O que Estudar?

O mais importante neste quesito é estar por dentro tanto da estrutura da prova quanto das competências que serão cobradas. Além disso, precisamos frisar que as questões e disciplinas dissemelham-se de acordo com cada modalidade.

Posto isso, averigue com atenção as matérias que vão cair nas provas do Ensino Médio e do Ensino Fundamental:

Prova Encceja 2023 Ensino Fundamental

  • Linguagens e Códigos + Redação;
  • Ciências Humanas;
  • Ciências da Natureza;
  • Matemática.

Prova Encceja 2023 Ensino Médio

  • Língua Portuguesa + Redação;
  • Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol);
  • Matemática;
  • Biologia;
  • Química;
  • Física;
  • Educação Física;
  • Artes;
  • História;
  • Geografia.

Lembre-se também de consultar sua apostila Encceja 2023 para que possa estudar e garantir a melhor nota possível no exame.

Provas e Gabaritos Encceja – Anos Anteriores

Depois de todas as informações ressaltadas acima, ainda podem restar algumas dúvidas quanto ao modelo, questões e disciplinadas englobas na Encceja provas anteriores.

Sendo assim, orientamos que você procure estudar utilizando-se de provas de anos anteriores juntamente com seus respectivos gabaritos. Isso promove uma preparação direta ao que pode ou não cair na prova. Lembre-se que existe a redação Encceja 2023 a ser feita no evento.

Você pode encontrar as principais provas do Encceja através do próprio portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Se preferir, há diferentes outros sites que também ofertam este serviço gratuitamente, basta escolher o ano e o nível da prova. São os principais exemplos:

  1. Blog do Enem;
  2. Guia do Vestibulinho.
Prova Encceja 2023: Conteúdo, Gabarito, Local de Prova e Data
Prova Encceja 2023: Conteúdo, Gabarito, Local de Prova e Data

Local da Prova Encceja 2023

O local de prova é definido pelo sistema do Inep de maneira antecipada para que os candidatos possam consultar e saber exatamente o endereço de onde deverão comparecer.

Em síntese, você deve ter uma atenção extra no momento de informar o seu CEP, pois é a partir dele que o local mais próximo é escolhido. Também é importante frisar que em locais onde há vários polos de avaliação, a definição geralmente considerar uma ordenação alfabética.

Quer saber onde será o seu Local da Prova Encceja 2023? Pois bem, basta acompanhar o nosso tutorial abaixo:

  1. Adentre ao portal do Encceja – Inep clicando aqui;
  2. Selecione “Acesse Gov.Br”;
  3. Será preciso utilizar-se da mesma conta que você usou para o primeiro cadastro no ato da inscrição Encceja e faça o login de acesso;
  4. Quem tiver perdido ou esquecido a senha, será possível fazer o procedimento de recuperação por meio de um e-mail ou número de celular para receber uma mensagem com o código de desbloqueio;
  5. A partir desta etapa, você estará dentro do portal e vai precisar apenas escolher o campo “Local de Prova”;
  6. Consulte onde você vai ter que se apresentar, juntamente com os horários e demais regras fundamentais.

Nota: Indica-se que cada estudante chegue cerca de 30 minutos de antecedência à abertura dos portões, já que neste dia não há brechas para atrasos. Lembre-se!

Data da Prova

Embora muitas pessoas entendam que a prova é o ápice deste processo, cada passo da avaliação do Encceja é de suma relevância, fazendo com que o estudante precise se adequar a uma série de datas.

Antes de mais nada, a prova tem datas diferentes para cada modalidade e por isso vale a pena conhecer o cronograma completo:

  1. Prova regular do Encceja – 28 de agosto de 2023;
  2. Prova do Encceja aplicada no exterior – 18 de setembro de 2023;
  3. Prova do Encceja na modalidade PPL no Exterior (Pessoas Privadas de Liberdade) – entre 19 e 30 de setembro de 2023;
  4. Prova do Encceja na modalidade PPL no (Pessoas Privadas de Liberdade) – entre 11 e 12 de outubro de 2023.

Para obter outras informações pertinentes, saiba que o Edital do Encceja em sua nova versão já se encontra disponível desde o dia 21 de janeiro de 2023 no Diário Oficial da União (DOU). Quer fazer sua consulta ou emitir esse documento informativo? Se sim, acesse aqui.

Resultado Encceja 2023

Embora o Inep seja o órgão responsável pela organização da prova, tanto as inscrições como as demais consultas devem ocorrer através do portal oficial do Encceja.

O resultado Encceja 2023, por sua vez, pode demorar algumas semanas até ser devidamente informado aos participantes. Contudo, assim que acontece a divulgação oficial, a lista completa pode ser verificada em alguns passos simples. Veja só:

  1. Busque pelo portal oficial do Encceja em seu navegador ou acesse o link direito aqui;
  2. Faça o login seguindo as mesmas dicas listadas acima;
  3. Assim que você estiver dentro da plataforma;
  4. Procure na lupa de pesquisa ou no menu inicial por “Resultado Encceja” e indique o ano “2023”;
  5. Haverá a obrigatoriedade de responder a algumas perguntas de segurança nesta etapa;
  6. Posterirormente, verifique a sua nota juntamente com a pontuação por disciplina clicando em “Detalhar”;
  7. Quem precisar emitir a nota para usos diversos, será possível clicando em “Baixar” e realizando a impressão logo em seguida.

Obs.: Nesta mesma plataforma será possível acompanhar os resultados de anos anteriores, bem como as provas e os gabaritos, sendo de grande serventia para todos aqueles estudantes que pretendem prestar o exame do Encceja neste ano. Aproveite e boa sorte!

Lembre-se que depois disso você vai ganhar o seu certificado Encceja 2023. E o mesmo equivale ao diploma da escola, normalmente.

5/5 - (4 votes)
Artigos Relacionados
Apostila Encceja 2023: Ensino Fundamental, Médio e Prova
Apostila Encceja 2022: Ensino Fundamental, Médio e Prova

Muito se sabe sobre a complexidade da prova do Encceja, Leia Mais »

Certificado Encceja 2023: Requisitos, Como Tirar Passo a Passo
Certificado Encceja 2023: O Que É, Como Tirar e Para O Que Serve

Quem irá participar do Encceja nesta nova etapa precisa ficar Leia Mais »

ENCCEJA Provas Anteriores 2023: Resultados e Apostilas
ENCCEJA Provas Anteriores: Modelos, Resultados e Mais

Se você está devidamente inscrito ou ainda pretende se cadastrar Leia Mais »


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *