Página do Participante Encceja 2023: Como Acessar e Recuperar a Senha

Todo e qualquer estudante que já realizou a prova do Encceja em anos anteriores sabe da importância da Página do Participante Encceja 2023. Em linhas gerais, há incontáveis aspectos relacionados a essa avaliação que a cada ano é feita por mais brasileiros.

O avanço tecnológico permitiu que o processo de inscrição, cadastro e consulta do resultado aconteça de forma ágil e seguram sendo a Página do Participante Encceja 2023, o grande resultado desta modernidade.

Página do Participante Encceja 2023
Página do Participante Encceja 2023

Sob esse prisma, compusemos este artigo com dicas sobre o assunto e tutoriais que farão você passar por esse processo de maneira satisfatória. Descubra:

Página do participante Encceja 2023

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é aplicado desde o ano de 2004, porém apenas nos últimos anos é que o número de alunos contemplados cresceu por conta do surgimento da chamada “Página do Participante”.

Essa plataforma trata-se de um espaço destinado a todos os solicitantes pela prova do Encceja que pode ser acessada através do portal oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Aliás, o Ministério da Educação (MEC) traz uma séries de possibilidades aos usuários que manterem-se conectados a essa página, propiciando que os mesmos possam ficar de olho nas demais questões que envolvem tal avaliação. São exemplos:

  • Edital do Encceja 2023;
  • Cronograma;
  • Estrutura da prova;
  • Requisitos;
  • Gabaritos;
  • Inscrições;
  • Resultados;
  • Regras e dicas extras.

Obs.: O cadastro nesta página pode ser feito a qualquer momento, porém as solicitações descritas acima devem seguir os prazos corretos para serem acatadas. Não se esqueça deste detalhe!

Inscrições Encceja 2023

Já que as a inscrição consistem em uma das partes mais importantes do Encceja, não há nada mais justo do que cada candidato saber exatamente o que precisa ser feito, afim de evitar que tal data seja perdida.

Inscrição Encceja 2023
Inscrição Encceja 2023

Por consequência, precisamos destacar que para ter sucesso nesta etapa, deve-se dispor de uma conta prévia na página do participante. Dito isso, acompanhe o passo a passo e complete a sua inscrição no Encceja 2023:

  1. Vá até o site http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial e depois avance para o Sistema Encceja para ser redirecionado até o portal Gov.Br, onde você deve dispor de uma conta ativa;
  2. Na primeira página, clique em “página do participante” e complete o seu login;
  3. Posteriormente, selecione “Consultar” e, em sequência, clique em “Inscreva-se Aqui”;
  4. Será apresentado um formulário completo que você precisa dispor seus dados pessoais e número de CPF;
  5. Informe seus meios de contato e prossiga;
  6. Escolha o seu nível de escolaridade (Ensino Médio ou Fundamental) e demais dados relacionados a escola onde você estudou;
  7. Se a modalidade escolhida for o Ensino Médio, haverá a obrigatoriedade de escolher qual será a língua estrangeira tratada na prova (Inglês ou Espanhol);
  8. Na página seguinte, indique qual é o seu endereço atualizado + CEP. Essas informações são essenciais já que o sistema embasa-se nelas para indicar o melhor local de prova do Encceja 2023;
  9. Complete o procedimento de segurança do portal redigindo algumas letras que aparecem no painel do sistema e clique em “Avançar”;
  10. Imprima o comprovante de inscrição e pronto!

Teve algum dado inserido errado ou mudou-se de endereço? Saiba que o sistema é passível de alterações enquanto a etapa de inscrições ainda estiver ativa. Para isso, retorne até a página do participante e selecione “Alterar Dados Cadastrais”.

Lembre-se ainda que o Encceja não exige o pagamento de nenhum taxa de inscrição, sendo um processo integralmente gratuito a todos os participantes!

Como acessar a página do participante Encceja 2023

A página do participante Encceja 2023 é o único portal oficial do Encceja atualmente que direciona-se especificamente aos estudantes. Logo, ao ser reprovado em uma etapa anterior, o candidato poderá utiliza-se do mesmo sistema para uma nova inscrição.

Sempre que houver uma aprovação parcial no Encceja, será através desta página que o candidato precisa solicitar a declaração parcial de proficiência, favorecendo assim que tais matérias não precisem ser respondidas se o mesmo decidir prestar o Encceja novamente no ano seguinte.

Quer ficar por dentro de tudo sobre o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos e ficar preparado para qualquer ação que seja necessária? Então veja como acessar a página do participante Encceja pela primeira vez:

  1. Entre neste no link direto: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja-exterior/#!/loginParticipante;
  2. Avance para a página seguinte para cadastrar-se;
  3. Você será apresentado a um formulário que deve ser completado;
  4. Escolha uma senha que esteja válida no site;
  5. Veja se não há informações erradas e escolha “Avançar”;
  6. Aguarde o sistema validar suas informações e retorne ao menu inicial para um novo login;
  7. E pronto, você estará apto para navegar pela a página do participante do Encceja!

Como recuperar senha da página do participante Encceja 2023

Para além disto, é bastante comum que os usuários percam a senha da página do participante e como é preciso manter a mesma conta para as demais funções do Encceja, torna-se crucial saber como recuperar tal informação.

Em síntese, os estudantes podem solicitar um código de liberação seguido do cadastramento de uma nova senha. Entenda como funciona:

  1. Dentro da página do participante no site do Inep, escolha a opção “Esqueci minha senha”;
  2. Será necessário descrever um número de celular ou e-mail;
  3. Aguarde uma mensagem com o código de liberação;
  4. Insira no sistema e escolha “Avançar”;
  5. Salve uma nova senha no sistema e guarde com atenção, pois ela será necessária nas etapas posteriores!

Obs.: Não confunda essa com a página do participante ENEM 2023, que apesar das semelhanças servem para funções distintas.

Consulta Resultado Encceja 2023

Ao final, você deverá retornar ao sistema virtual da página do participante para obter o Resultado Encceja 2023. Esta página também servirá para acompanhar o gabarito no mesmo dia da prova, porém compreenda que a listagem final de estudantes contemplados com o diploma será definido apenas no mês de dezembro.

Encceja Resultado 2023
Encceja Resultado 2023

Quando essa etapa se aproximar, veja como é bastante simples conferir se você está entre os participantes selecionados:

  1. Entre pela última vez na página do participante pelo link: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja-exterior/#!/loginParticipante;
  2. Complete a etapa de login e procure por “Resultados”;
  3. Verifique a sua nota para cada matéria, que deve ser de pelo menos 50% de acerto ou consulte a sua pontuação que precisa ser de 100 pontos ou mais;
  4. Na sequência, não se esqueça da redação Encceja. Nesta etapa, cada participante deverá alcançar uma nota de, no mínimo, 5 pontos.
5/5 - (1 vote)
Artigos Relacionados
Simulado Encceja 2023: Ensino Fundamental e Médio
Simulado Encceja 2023

Preparar-se através do Simulado Encceja 2023 consiste na forma mais Leia Mais »

Local de Prova Encceja 2023: Como Consultar e Alterar
Local de Prova Encceja 2023

Por conta da chegada de mais uma etapa do Exame Leia Mais »

Encceja Resultado 2023: Quando Sai, Gabarito e Certificado
Encceja Resultado 2023

Quando você tiver terminado a prova do Exame Nacional para Leia Mais »

Inscrição Encceja 2023: Como Participar das Inscrições
Inscrição Encceja 2023

Em geral, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Leia Mais »


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.