O que é o ENADE 2018

O ENADE 2018 é um exame criado pelo governo federal brasileiro com o intuito de avaliar o desempenho de estudantes de graduação. O intuito é avaliar todo o conteúdo programático do curso para o qual o estudante se inscreveu, podendo saber assim se o estudante está aprendendo tudo que é necessário para exercer a profissão.

Com o ENADE o governo federal também pode aprimorar a grade curricular de alguns cursos de graduação, para que ofereçam o conteúdo que os estudantes precisam. A cada ano são avaliados estudantes de cursos diferentes, pois não é possível avaliar todos os cursos em um único ano. A seguir, saiba mais sobre o ENADE.

enade 2018

ENADE 2018

O que é o ENADE 2018?

O ENADE é um programa que foi criado em 2004 pelo governo federal, tendo como principal objetivo avaliar o desempenho e o conhecimento dos estudantes em relação às matérias e disciplinas do curso de graduação no qual estão inscritos. Com isso o governo federal consegue saber o nível da qualidade de ensino das instituições brasileiras e trabalhar para melhorar cada vez mais.

Devem passar pelo ENADE estudantes de cursos de graduação que estejam na lista do programa a cada ano. Tanto ingressantes quanto concluintes participam.

Como funciona o ENADE?

O ENADE é realizado todos os anos e em cada edição cursos diferentes são avaliados. É de responsabilidade das próprias instituições de ensino inscreverem os seus alunos ingressantes e concluintes dos cursos informados. Após a instituição inscrever seus estudantes, os próprios também devem acessar o portal do ENADE para completar alguns dados pessoais e confirmar a participação.

Depois os estudantes devem se preparar e comparecer no dia, local e horário marcado, para realizar a prova do ENADE. Vale lembrar que isso não interfere na nota do estudante na universidade, apenas avalia os seus conhecimentos e tem como intuito medir a qualidade de ensino da própria instituição.


Inscrição ENADE 2018

As instituições recebem todos os anos instruções do Ministério da Educação para que possam efetuar a inscrição de seus estudantes. Através do site http://enade.inep.gov.br/enade o coordenador do curso deve fazer o seu primeiro acesso e fazer a inscrição do ENADE 2018 dos alunos.

inscrição enade 2018

Nesse mesmo site os estudantes também devem fazer o seu primeiro acesso e ainda podem efetuar uma consulta pública ao local da prova. O site também possui algumas orientações gerais que podem servir de ajuda para o estudante que ainda possuir dúvidas. O período de inscrição deve ser aberto em breve, por isso você deve ficar atento e sempre buscar saber de mais informações através da sua universidade.

Prova ENADE 2018

A cada três anos é feita prova ENADE para cada curso e todos os estudantes que forem inscritos pelos coordenadores de seus cursos são obrigados a participar. Caso não participem, são impedidos de se formar.

Por exemplo, caso esse ano sejam avaliados os alunos do curso de Engenharia. Esse curso só será avaliado novamente daqui há três anos. A prova do ENADE geralmente acontece no final do ano, entre novembro e dezembro. A data exata você poderá encontrar no edital ou no portal do ENADE.

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 10

O que é o ENADE 2018

One Response - Add Comment

Reply