Local de Prova Encceja 2023: Como Consultar e Alterar

Por conta da chegada de mais uma etapa do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), é natural que dúvidas surjam sobre o Local de Prova Encceja 2023. Compreendendo esta questão e a sua notoriedade, preparamos um artigo que você precisa conhecer.

Aqui, trataremos da consulta sobre o Local de Prova Encceja 2023, como funciona a prova, datas, edital e como acessar a página do participante. Não deixe de conferir!

Local de Prova Encceja 2023

Em primeiro lugar, a prova do Encceja tem como objetivo principal propiciar que estudantes brasileiros que não tenham concluindo o Ensino Fundamental ou o Encceja Ensino Médio 2023 possam realizar uma avaliação direta para testar seus conhecimentos e, consequentemente, beneficiá-los com o diploma da escolaridade pretendida.

É fato que as melhores oportunidades de emprego são destinadas aos trabalhadores que possuem formação no segundo grau. Mas não para por aí, ser aprovado na prova do Encceja também favorecerá os estudantes que anseiam pro ingressar no Ensino Superior.

Local de Prova Encceja 2023
Local de Prova Encceja 2023

De modo geral, a prova do Encceja 2023 pode ser feita tanto em território nacional como também no exterior, logo torna-se imprescindível conhecer antecipadamente o local de prova e evitar contratempos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pelo Encceja juntamente com o Ministério da Educação (MEC). Ademais, cada requerente precisa preencher corretamente a sua inscrição no prazo correto e prestar atenção quanto ao CEP informado, já que o sistema utiliza-se desta informação para encontrar o local mais próximo para a prova ser aplicada.

Consulta Local de Prova Encceja

A consulta do local de prova pode ser feita somente após a divulgação oficial que ocorre cerca de 30 dias antes da prova. Sendo assim, os candidatos precisam atentar-se para manterem-se informados através do portal Encceja – Inep, já que o sistema não oferta notificações via e-mail ou mensagem de SMS como em outras avaliações similares.

Atente-se ainda para o fato de que a ordenação das instituições que receberão as provas é feita por meio de ordem alfabética no nome da cada brasileiro cadastrado para participar do Encceja.

No entanto, vale frisar que cada candidato precisa acessar o mesmo perfil onde foi feita a inscrição para consultar o local de prova. Sendo assim, quem perdeu a senha de acesso deverá seguir o procedimento de recuperação informando uma endereço de e-mail válido ou um número de celular ativo para receber o código de desbloqueio.

Dito isso, preparamos um tutorial completo para lhe auxiliar no momento de consultar o seu local de prova, juntamente com as principais dicas para não errar neste ponto. Acompanhe:

  1. Acesse o site do Inep em qualquer navegador ou clique aqui: (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial);
  2. Selecione “Acompanhar Inscrição” e avance para o portal Gov.Br;
  3. Nesta próxima etapa, será obrigatório completar um login com sua senha e escolhendo uma das formas de acesso que combinem com o seu perfil (número de CPF, certificado digital, certificado digital em nuvem ou login com QR Code);
  4. Ao adentrar no portal, procure por “Avaliações” e depois pela opção “Encceja”;
  5. Indique o ano, neste caso “2023”
  6. Logo em seguida, priorize o campo “Local de Prova Encceja 2023”;
  7. Clique em “Buscar” e visualize onde será o seu local de prova juntamente com o horário da avaliação e algumas informações complementares.
  8. Faça a emissão digital do documento, se preferir, e pronto!

Obs.: Lembre-se de chegar ao endereço demarcado com cerca de meia hora de antecedência e evite qualquer imprevisto!

Alterar local de prova Encceja

Em resumo, o local de prova da avaliação do Encceja é passível de alteração, porém é imprescindível que o programa ainda esteja em fase de inscrição.

Lastimavelmente, uma vez fechadas as inscrições Encceja 2023, o seu local de prova não poderá mais ser alterado. Isso ocorre porque o MEC atenta-se em organizar a avaliação de acordo com o endereço informado pelo candidato no ato da inscrição.

Sendo assim, redobre sua atenção nesta etapa e se você precisar mudar-se de endereço ou julgar imprecisa a localização informada pelo sistema, entenda que será preciso apressar-se ou, caso contrário, irá perder a oportunidade de obter seu diploma tão sonhado neste ano de 2023.

Prova Encceja 2022: Metodologia e O Que Estudar
Prova Encceja 2022: Metodologia e O Que Estudar

A propósito, se você esteja sem saber como efetuar esse processo, aproveite nosso tutorial descrito abaixo e realize a sua solicitação:

  1. Retorne ao site do Sistema Encceja e faça seu login;
  2. Prontifique-se em adentrar na mesma conta utilizada para fazer a inscrição;
  3. Vá até a opção “Acompanhar Inscrição”;
  4. Clique em “Alterar dados cadastrais” e prossiga para o formulário online;
  5. Verifique quais informações precisam ser modificadas e insira um novo endereço com CEP;
  6. A partir desta informação, o sistema irá gerar um novo local de prova;
  7. E pronto, basta aguardar a disponibilização deste dado.

Importante: O sistema não deixa o candidato escolher onde fará a prova, porém é possível modificar o endereço previamente para dispor de uma melhor localização.

Página do Participante Encceja – Como Acessar?

A página do participante Encceja 2023 é onde todos os requerentes precisam estar diariamente atentos para acompanhar as notificações do sistema, inscrever-se, verificar o local de prova, gabaritos e resultados. Partindo destes pontos, veja como é simples fazer o primeiro acesso:

  1. Vá até a página https://sso.acesso.gov.br/;
  2. Cadastre uma conta, caso ainda não possua uma em seu nome;
  3. Informe uma senha desejada e complete todos os passos referentes à identificação de seu perfil;
  4. Continue o procedimento de segurança do portal e valide a sua senha;
  5. Acesse o portal oficial do Encceja e, logo na primeira página, selecione o campo “Página do Participante”;
  6. Navegue pela plataforma e conheça todas as possibilidades. Atente-se, entretanto, que cada solicitação deve respeitar os períodos certos para ser acatada pelo sistema.

Embora ainda não haja um aplicativo próprio para smartphones, essa plataforma é bastante interativa e permite que qualquer estudante realize uma série de consultas ou solicitações quando quiser!

Edital Encceja 2023

Para ficar por dentro de todas as datas, local de prova, detalhes da prova, saber o que estudar e verificar as normas da avaliação, procure consultar o edital do Encceja 2023 que é disponibilizado sempre no mês de janeiro do ano base. Clique no link a seguir para acessar este documento informativo: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/.

5/5 - (1 vote)
Artigos Relacionados
Simulado Encceja 2023: Ensino Fundamental e Médio
Simulado Encceja 2023

Preparar-se através do Simulado Encceja 2023 consiste na forma mais Leia Mais »

Encceja Resultado 2023: Quando Sai, Gabarito e Certificado
Encceja Resultado 2023

Quando você tiver terminado a prova do Exame Nacional para Leia Mais »

Inscrição Encceja 2023: Como Participar das Inscrições
Inscrição Encceja 2023

Em geral, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Leia Mais »


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.