Inscrição Encceja 2023: Como Participar das Inscrições

Em geral, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é imprescindível a todos os brasileiros que não tiveram a oportunidade de concluir os Ensino Fundamental ou Médio na época certa. Neste contexto, a Inscrição Encceja 2023 é o primeiro passo que estes indivíduos devem realizar se quiserem mudar tal panorama.

Estimativas indicam que nesta nova etapa, ainda mais brasileiros irão participar desta avaliação nos dois níveis de escolaridade. Quer saber se você pode participar do programa, como funcionam as inscrições Encceja 2023, estrutura da prova, resultados e provas anteriores? Se sim, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Inscrição Encceja 2023
Inscrição Encceja 2023

Inscrição Encceja 2023

É verdade que a inscrição do Encceja 2023 tem um prazo relativamente curto e, por conta disso, todos aqueles estudantes que deixarem para realizar essa etapa na última hora podem ficar de fora.

O Encceja já é aplicado em diferentes países do exterior, porém os brasileiros interessados também possuem o dever de realizar a inscrição online antecipadamente.

Assim que o Sistema Encceja estiver aberto a novos cadastros, siga o nosso passo a passo abaixo e não corra riscos desnecessários. Entenda:

  1. Dirija-se ao site: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial;
  2. Inicialmente, faça um login com seus dados pessoais, informações sobre sua escolaridade e meios de contato;
  3. Responda a algumas perguntas de segurança do site;
  4. Escolha uma senha de 6 dígitos que esteja disponível no sistema e faça a validação;
  5. Na próxima página, selecione o campo “Encceja 2023”;
  6. A seguir, clique em “Nova Inscrição”;
  7. Esse ponto será o momento de completar todas as informações solicitadas no cadastro online;
  8. Verifique se não há informações errôneas e prossiga;
  9. Indique o seu endereço residencial e o respetivo CEP;
  10. Adiante-se em imprimir o formulário de inscrição na aba “Emitir”;
  11. Por fim, sua inscrição estará devidamente completada.

Obs.: É plausível frisar que este processo seletivo não cobra nenhuma taxa de inscrição. Então ao finalizar as etapas acima, basta aguardar a divulgação oficial dos locais de prova e pronto!

Quem pode se inscrever

Além de realizar a inscrição dentro do prazo correto, os requerentes devem cumprir alguns requisitos para participar de fato do Encceja em 2023. As regras são bem simples e diretas, porém cada modalidade conta com normas específicas:

  • Ensino Fundamental Encceja: Possuir 15 anos completos ou mais no dia da aplicação do exame;
  • Ensino Médio Encceja: Ter uma idade mínima de 18 anos e dispor do diploma de conclusão do Ensino Fundamental em qualquer modalidade (ensino convencional ou via avalição Encceja).

Aliás, obter o diploma do Ensino Fundamental fará com você tenha melhores oportunidades de trabalho, porém não para por aí! Ao ser contemplado com o diploma do Ensino Fundamental, os brasileiros poderão prosseguir para o Ensino Superior. Tais questões fazem com que o Encceja seja tão importante e, consequentemente, muito buscado em todas as edições anuais.

Para obter mais informações desta natureza, opte por uma consulta ao Edital Encceja 2023. Bata clicar aqui: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial.

Prova Encceja

A prova do Encceja é verdadeiramente uma incógnita para grande parte dos brasileiros, especialmente para aqueles que irão prestar a avaliação pela primeira vez.

Embora não haja segredos quanto ao que é trabalhado na prova Encceja 2023, existem diferenças entre cada modelo e os conteúdos são robustos, exigindo que o interessado tenha uma base para direcionar seus estudos.

O primeiro ponto a ser considerado é a estrutura, já que ambas as versões contam com 4 cadernos de 30 questões cada, somando para um total de 120 questões objetivas, onde a aprovação dependerá do acerto de, pelo menos, 50% de cada caderno.

Prova Encceja 2022: Metodologia e O Que Estudar
Prova Encceja 2022: Metodologia e O Que Estudar

Ao definirmos tais aspectos, não é praticável se esquecer da redação, já que ela possui um peso considerável para a nota final do participante.

O tema, por sua vez, é definido no momento da avaliação, porém as a cada nova etapa é escolhido um assunto inédito para as modalidades: Ensino Médio, Ensino Fundamental e PPL (Pessoas Privadas da Liberdade).

Entenda, neste momento, que as disciplinas cobradas são próprias para cada modalidade:

Ensino Fundamental

  • Matemática;
  • Ciências;
  • Língua Portuguesa e Códigos;
  • Literatura;
  • Redação.

Ensino Médio

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Física;
  • Biologia;
  • Língua Estrangeira Moderna (Espanhol ou Inglês);
  • Química;
  • História;
  • Educação Física;
  • Geografia;
  • Redação.

LEIA TAMBÉM: Qual o local de prova do Encceja 2023 e também como acessar a página do participante Encceja 2023.

Resultado Encceja

Passa a prova, cabe aos participantes direcionarem suas atenções para o resultado do Encceja 2023 que é fornecido através da nota oficial em combinação com os pontos obtidos para cada disciplina.

Encceja Resultado 2023
Encceja Resultado 2023

Destarte, é necessário aguardar o início de dezembro para que o sistema efetue a divulgação das notas e, quando essa etapa se aproximar, realize as ações conforme ensinamos no tutorial abaixo:

  1. Vá novamente até o site do Encceja – Inep (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial);
  2. Realize o login de acesse para entrar no portal através da página do participante Encceja 2023;
  3. Clique no campo “Resultado Encceja 2023”;
  4. Sequencialmente, escolha “Consultar”;
  5. Visualize a sua nota de acordo com as disciplinas + redação e a pontuação geral.

O que é preciso para ser aprovado no Encceja 2023?

De modo direto, tanto quem participou da prova na versão para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio, precisa compreender como são computados os pontos e quais os percentuais necessários para ser aprovado. Entenda a regra primária:

  • Ter uma nota 5 ou mais na redação em uma escala que vai de 0 até 10;
  • Obter 100 pontos gerais na prova objetiva, sendo que a nota máxima é 200.

Para tanto, sempre que houver alguma reprovação combinada com matérias onde o estudante alcançou a nota mínima, o mesmo deve solicitar posteriormente a chamada declaração parcial de proficiência do Encceja.

Este documento permite que o indivíduo precise ser testado apenas nas disciplinas onde não obteve aprovação no próximo ano.

Provas e Gabaritos Encceja – Anos Anteriores

Além do simulado Encceja 2023 e das apostilas oficiais do Encceja, existe a possibilidade de estudar previamente a partir dos gabaritos e provas anteriores do Encceja 2023 que são disponibilizadas nas versões de 2006 até 2020 no próprio site do Inep. Para fazer o download, clique aqui: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/encceja/provas-e-gabaritos.

Incontáveis páginas espalhadas pela internet também apresentam esse tipo de conteúdo, que serve principalmente para uma assimilação dos principais conteúdos que são exigidos nas avaliações para o Ensino Médio e Fundamental do Encceja. Acompanhe os principais exemplos:

5/5 - (1 vote)
Artigos Relacionados
Simulado Encceja 2023: Ensino Fundamental e Médio
Simulado Encceja 2023

Preparar-se através do Simulado Encceja 2023 consiste na forma mais Leia Mais »

Local de Prova Encceja 2023: Como Consultar e Alterar
Local de Prova Encceja 2023

Por conta da chegada de mais uma etapa do Exame Leia Mais »

Encceja Resultado 2023: Quando Sai, Gabarito e Certificado
Encceja Resultado 2023

Quando você tiver terminado a prova do Exame Nacional para Leia Mais »


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.