Encceja Resultado 2023: Quando Sai, Gabarito e Certificado

Quando você tiver terminado a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, restará apenas aguardar o Encceja Resultado 2023. Contudo, muitos participantes relatam a demora para que tal dado seja divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Mesmo assim, consultar tais informações torna-se fundamental para saber se você foi aprovado ou não para o nível de escolaridade escolhido. Aliás, o Encceja está passando por mudanças substanciais nos últimos anos, o que também tem influenciado a forma como o resultado Encceja 2023 é demonstrado.

Encceja Resultado 2023
Encceja Resultado 2023

Perante estas questões, preparamos um guia definitivo sobre o Encceja Resultado 2023, que você precisa conhecer!

Resultado Encceja 2023

As principais mudanças recentes no Encceja ocorreu justamente pela possibilidade de acesso da avaliação de brasileiros no exterior como também na modalidade PPL (Pessoas Privadas da Liberdade).

Sendo assim, quando o resultado for expresso pelo site do Inep, apresse-se em conferir se você foi ou não aprovado através da listagem oficial. Prenda-se ao fato de que a nota divulgada é dividida em pontuações para as diferentes disciplinas de cada caderno de questões.

Dito isso, preparamos um tutorial prático que fará você chegar até o seu resultado da avaliação do Encceja sem maiores problemas. Confira:

  1. Vá até o site do Inep, realize o login em sua conta e prossiga para o Sistema Encceja 2023. Se preferir, use o link direto: http://sistemasencceja2.inep.gov.br/enccejaResultado/;
  2. Tal campo foi desenvolvido apenas para ofertar os resultados da avaliação, logo não há a necessidade de um longo cadastramento se você já dispor de uma conta ativa.
  3. Para tanto, complete o acesso com seu CPF + senha e clique no botão “Login” n canto inferior direito da página;
  4. É muito importante que você adentre na ferramenta na mesma conta onde foi realizada a inscrição Encceja 2023 meses atrás;
  5. Perdeu a sua senha? Então prossiga no campo “Recuperar a Senha”;
  6. Nesta etapa, aproveite para atualizar os demais dados necessários em seu formulário e adiante-se em escolher uma nova senha;
  7. Antes de mais nada, será obrigatório informar um endereço de e-mail ou um número telefônico para receber uma mensagem com o código de desbloqueio;
  8. Conclua os demais passos de segurança;
  9. Avance e confira a descrição de sua nota e os pontos alcançados em cada etapa da prova.

Quando Sai o Resultado do Encceja 2023

Em linhas gerais, o resultado do Encceja será disponibilizado especificamente em dezembro de 2023, porém a data exata ainda não foi definida. O Inep, por sua vez, indica uma média de 100 dias para que as informações colhidas na avalição sejam adequadas ao sistema e divulgadas ao público.

Essa demora está relacionada com o fato de que os cadernos de prova são diferentes e o processo de avaliação das redações atrasa consideravelmente a formação da nota final.

Para mais dados, escolha consultar o Edital Encceja 20223 que já está disponível desde janeiro para qualquer brasileiro. Para obter estes e muitos outros dados pertinentes, acesse aqui: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/.

Gabarito Encceja 2023

Embora o melhor indicativo seja o resultado oficial por dispor de cada uma das notas detalhadas, o gabarito permanece sendo a melhor opção para o requerente que pretende verificar qual foi o se desempenho aproximado na prova.

É verdade que as questões dispõem de diferentes pesos e a redação só pode ser conferida em etapas posteriores, porém quem não quer esperar de 2 até 3 meses para o resultado, vale a pena acessa essa informação, lembrando que ela fica disponível cerca de poucas horas após o término da avaliação. Veja só:

  1. Acesse a opção “Página do Participante Encceja 2023” dentro do portal do Inep (http://enccejanacional.inep.gov.br/);
  2. Complete o seu login de forma ágil com o número do CPF e senha;
  3. Prossiga escolhendo a opção “Gabarito Oficial” e informe qual é a modalidade do seu caderno de questões;
  4. Selecione “Abrir” para visualizar o arquivo com as respostas corretas em destaque;
  5. Confira uma a uma com as suas respostas e veja o número de acertos obtidos.

Provas Encceja 2023

As provas do Encceja 2023 apresentam um grau de dificuldade intermediário, porém há controvérsias quanto a opinião dos participantes, ainda mais entre as modalidades do Ensino Fundamental e o Encceja Ensino Médio.

Prova Encceja 2022: Metodologia e O Que Estudar
Prova Encceja 2022: Metodologia e O Que Estudar

Neste contexto, vale a pena conferir a seleção de disciplinas obrigatórias para cada categoria:

Ensino Fundamental

  • Língua Portuguesa;
  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Estrangeira Moderna (Inglês);
  • Artes;
  • Educação Física;
  • História;
  • Geografia.

Ensino Médio

  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Língua Portuguesa e suas Tecnologias;
  • Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol);

Em ambas as provas será necessário passar por um teste de redação onde as exigências sãos as mesmas, contudo cada nível de escolaridade contam com uma temática pertinente.

Quanto a estrutura, é preciso prestar atenção aos seguintes pontos: linguagem na norma padrão, acentuação, tempo verbal, pontuação e limite de texto (de 5 até 30 linhas e mínimo de 3 parágrafos). Leve isso em conta!

Obs.: Você poderá utilizar para estudo as provas anteriores do Encceja, dessa forma você se prepara melhor. Além ainda de poder contar com o simulado Encceja 2023, onde através dele é possível responder diversas questões dos assuntos que caem na prova.

Certificado Encceja 2023

Somente quem for aprovado em todas as disciplinas de sua modalidade na prova + a redação é que será contemplado com o Certificado Encceja 2023.

Por outro lado, todos aqueles que conseguiram a aprovação em parte da prova, terão a oportunidade de selecionar um documento chamado de declaração parcial de proficiência do Encceja.

Com esse documento comprobatório em mãos, será possível participar da avaliação do ano posterior para ser testado apenas naquelas matérias onde ainda não foi aprovado.

Certificado Encceja 2023: O Que É, Como Tirar e Para O Que Serve
Certificado Encceja 2023: O Que É, Como Tirar e Para O Que Serve

Porém, leve em conta que a declaração parcial de proficiência tem uma validade limite de 12 meses, justamente para que o indivíduo possa repetir o processo apenas 1 vez.

Por fim, ao ser contemplado com o diploma, basta dirigir-se até a instituição certificadora com os documentos pessoais para solicitar o informe de conclusão. Atualmente, já é possível realizar o mesmo pedido de forma digital através da página do participante do Sistema Encceja.

Contato Inep

Se após todas estas questões levantadas neste texto ainda restarem questionamentos por sanar, opte por entrar em contato com o Inep através de um de seus seguintes meios de comunicação disponibilizados. Acompanhe na listagem abaixo:

5/5 - (1 vote)
Artigos Relacionados
Simulado Encceja 2023: Ensino Fundamental e Médio
Simulado Encceja 2023

Preparar-se através do Simulado Encceja 2023 consiste na forma mais Leia Mais »

Local de Prova Encceja 2023: Como Consultar e Alterar
Local de Prova Encceja 2023

Por conta da chegada de mais uma etapa do Exame Leia Mais »

Inscrição Encceja 2023: Como Participar das Inscrições
Inscrição Encceja 2023

Em geral, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Leia Mais »


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.