ENCCEJA Ensino Médio 2023: Certificação, Apostilas, Prova, Edital e Resultado

O Encceja Ensino Médio 2023 está entre as modalidades mais buscadas pelos brasileiros por se tratar de uma época escolar onde há um elevado índice de evasão por diversos motivos.

Sendo assim, embora muitos brasileiros concluam o Ensino Fundamental, o Ensino Médio acaba ficando em segundo plano, seja pelo elevado número de reprovações ou ainda por conta da troca do estudo pela necessidade de trabalhar.

Independentemente da razão causadora, é imprescindível que aqueles deixados de lado neste período tenham a possibilidade de dar a volta por cima no tempo perdido através do Encceja Ensino Médio 2023. Saiba mais em nosso artigo!

ENCCEJA Ensino Médio 2023: O Que É e Certificado
ENCCEJA Ensino Médio 2023: O Que É e Certificado

Certificação Encceja Ensino Médio

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) trata-se de um dos exames mais importantes do Brasil e que também é aplicado no Exterior.

Para esta etapa de 2023, haverá 3 modalidades desta avaliação (Ensino Médio, Ensino Fundamental e PPL – Pessoas Privadas da Liberdade).

Em resumo, este guia direciona-se apenas ao Ensino Médio, como também em sua vertente para o a modalidade PPL, entendendo que essa categoria é a mais buscada pelos brasileiros nos últimos anos.

Por outro lado, para participar será necessário ter 18 anos ou uma idade superior no dia da prova. Logo, é imprescindível cumprir com as demais normas e requisitos do programa.

Uma vez aprovado na avaliação do Encceja Ensino Médio, deve-se seguir alguns pontos até obter o certificado Encceja 2023 de conclusão desta etapa. São eles:

  1. Acesse o Sistema Encceja pelo portal do Inep;
  2. Realize o login e siga para a opção denominada de “Certificado”;
  3. Será preciso completar as demais etapas de identificação;
  4. Informe a modalidade desejada “Ensino Médio”;
  5. Sequencialmente, obtenha um código de acesso e dirija-se até a instituição emissora mais próxima (deverá ser a instituição escolhida no ato da inscrição Encceja 2023);
  6. Apresente o código + seus documentos originais de identificação;
  7. Obtenha a sua Certificação Encceja Ensino Médio!

Atenção: Os participantes que não alcançarem êxito em todas as partes da prova + a redação, terão que refazer a avaliação no ano seguinte. Com sorte, se você atingiu a nota mínima para alguma disciplina, solicite a declaração de proficiência parcial para não precisar ser testado novamente nesta fase.

Leia mais:

Apostilas do programa

Com o intuito de preparar o aluno para a prova de maneira direta, o Inep desenvolveu junto ao MEC uma série de apostilas Encceja 2023 divididas por cadernos de prova e disciplinas a serem abordadas.

A divisão também é feita por níveis de escolaridade, sendo que ambas podem ser encontradas no seguinte campo.

Esse conteúdo é gratuito e, basta o aluno fazer o download, para estudar de onde você estiver utilizando um notebook, computador, tablet ou smartphone. Por outro lado, se você está encontrando dificuldades para fazer o download, aproveite para acessar os links que selecionamos abaixo:

  1. Apostila de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias + Redação;
  2. Apostila de Matemática e suas Tecnologias;
  3. Apostila de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  4. Apostila de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Além do que foi ressaltado acima, também é disponibilizado um conteúdo próprio aos educadores, facilitando o entendimento praticamente da estrutura do Encceja para cara disciplina, sendo útil portanto até mesmos aos interessados em prestar tal exame. Confira os links e complete o download:

  1. Livro do Professor (Livro Introdutório – Documento Básico);
  2. Livro do Professor (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias);
  3. Livro do Professor (Matemática e suas Tecnologias);
  4. Livro do Professor (Ciências da Natureza e suas Tecnologias);
  5. Livro do Professor (Ciências Humanas e suas Tecnologias).

Obs.: Por mais que esse conteúdo possa ser acessado em outros sites, é no portal do INEP onde há mais confiabilidade, além de que não é preciso realizar nenhum cadastro prévio.

Prova do Encceja Ensino Médio

A prova na modalidade do Ensino Médio é considerada por muitos estudantes como a mais difícil por abranger quantidade majoritária de matérias do que a versão regular do Ensino Fundamental por motivos óbvios.

Sabendo disso, precisamos descrever cada uma das disciplinas cobradas nesta avaliação, lembrando que sua estrutura dispõe de 4 cadernos com 30 questões cada + a redação Encceja 2023 para completar as 120 perguntas totais. Veja só:

  1. Caderno 1: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  2. Caderno 2: Matemática e suas Tecnologias;
  3. Caderno 3: Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  4. Caderno 4: Ciências Humanas e suas Tecnologias.
ENCCEJA Ensino Médio 2023: Certificação, Apostilas, Prova, Edital e Resultado
ENCCEJA Ensino Médio 2023: Certificação, Apostilas, Prova, Edital e Resultado

Edital da prova

É através do Edital Encceja que você confere todas as novidades desta avaliação na versão para o Ensino Médio. Em contraponto, é necessário analisar cada informação por modalidade, já que há um documento informativo para ambas as categorias.

Neste documento você encontra: datas, horários, estrutura da prova Encceja 2023, o que estudar, dicas, critérios de avaliações e muito mais!

Se interessou pelo conteúdo e não quer perder nenhum detalhe? Então saiba que o Edital Encceja Ensino Médio 2023 já está disponível desde o início de janeiro nesta página.

Resultado Encceja 2023 – Ensino Médio

Por mais que o resultado da prova do Encceja na versão do Ensino Médio demore cerca de 100 dias para ser divulgado. É muito válido que todos aqueles que foram avaliados façam tal consulta, até porque é a única forma definitiva para saber quem foi ou não aprovado nesta modalidade, para poder seguir para o procedimento de certificação.

Dito isso, confira como é bastante fácil consultar a sua nota do Encceja assim que esse dado estiver disponível:

  1. Escolha pelo acesso através da página do participante do Inep ou vá diretamente para o Sistema Encceja clicando aqui;
  2. Complete o seu login com o número de CPF e sua senha (a mesmas cadastrada no portal do Inep);
  3. Logo na primeira página, você já poderá analisar sua pontuação geral e a nota obtida em cada disciplina, além da redação;
  4. Finalize emitindo o seu comprovante de consulta.

A aprovação se dá no Encceja Ensino Médio quando os participantes alcançarem uma nota média de 5 pontos (escala de 0 até 10) na redação, sendo que essa parte é analisada de maneira direta por um profissional capacitado.

Além disso, a pontuação máxima da Encceja prova é 200, então cada candidato precisará tirar pelo menos 100 pontos na classificação geral.

No entanto, isso também incide numa necessidade de acertar 50% ou mais das questões de cada caderno, estando sujeito a uma reprovação parcial se, em pelo menos uma matéria, esse percentual não for obtido com êxito.

5/5 - (3 votes)
Artigos Relacionados
Apostila Encceja 2023: Ensino Fundamental, Médio e Prova
Apostila Encceja 2022: Ensino Fundamental, Médio e Prova

Muito se sabe sobre a complexidade da prova do Encceja, Leia Mais »

Certificado Encceja 2023: Requisitos, Como Tirar Passo a Passo
Certificado Encceja 2023: O Que É, Como Tirar e Para O Que Serve

Quem irá participar do Encceja nesta nova etapa precisa ficar Leia Mais »

ENCCEJA Provas Anteriores 2023: Resultados e Apostilas
ENCCEJA Provas Anteriores: Modelos, Resultados e Mais

Se você está devidamente inscrito ou ainda pretende se cadastrar Leia Mais »

Prova Encceja 2023: Conteúdo, Gabarito, Local de Prova e Data
Prova Encceja 2022: Metodologia e O Que Estudar

Não restam dúvidas de que as melhores oportunidades de emprego Leia Mais »


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.