Edital Encceja 2023: Baixar Edital, Regras, Local e Data da Prova

Edital Encceja 2023: Baixar Edital, Regras, Local e Data da Prova

O Edital Encceja 2023 é onde você encontra cada uma das informações relacionadas ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, sendo portanto de suma importância para os interessados em prestar a prova nesta nova etapa.

Basicamente, este documento de caráter informativo busca manter todos os estudantes por dentro do que é relevante ao Encceja. Logo, veja a seguir a descrição detalhada sobre o Edital Encceja 2023, como baixar, regras, data da prova e como participar. Confira com atenção!

Edital Encceja 2023
Edital Encceja 2023

Encceja 2023

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) consiste em uma avaliação que pretende auxiliar todos os indivíduos que não conseguiram obter o diploma do Encceja Ensino Médio ou do Ensino Fundamental no tempo adequado, independentemente do motivo.

Sinteticamente, cada vez mais os estudantes estão focados em melhorar seu currículo para crescer profissionalmente através de oportunidades condicentes ao seu título como formado.

Para tanto, não restam dúvidas de que o Encceja pode lhe auxiliar por meio do diploma a todos aqueles que forem aprovados na avaliação.

Além disso, tenha em vista que as regras diferem-se para cada modalidade e as datas do cronograma são cruciais para quem pretende participar do Encceja 2023. Obtenha mais informações abaixo:

Fique por dentro:

Edital Encceja 2023

Conforme descrevemos acima, o edital é onde você encontra os principais dados do programa, além de que este documento pode ser utilizado para uma total compreensão sobre o que deve ser feito em cada etapa do Encceja. Em um contexto geral, você encontra os seguintes pontos:

  1. Estrutura da prova;
  2. Número de questões;
  3. Critérios de avaliação;
  4. Regras gerais;
  5. Calendário completo;
  6. Indicativos e dicas extras.

Partindo deste pressuposto, a estrutura da prova é o que mais gera questionamentos aos estudantes, principalmente aqueles que não participaram das provas anteriores do Encceja e irão participar dessas mesmas pela primeira vez. Sabendo disso, trouxemos um apanhado primordial sobre as questões e como se preparar para o exame, por meio da apostila Encceja 2023.

Entenda que cada nível de escolaridade conta com uma estrutura própria, tendo como base os respectivos requisitos. Acompanhe:

Ensino Fundamental

  • Prova 1: 30 questões de Matemática e suas Tecnologias + Ciências da natureza e suas Tecnologias;
  • Prova 2: 30 questões de Língua Portuguesa, Literatura e Redação + Língua Estrangeira (Inglês/Espanhol), Geografia, Educação Física, História e Ciências.

Ensino Médio

  • Prova 1: 30 questões de Matemática e suas Tecnologias + Ciências da natureza e suas Tecnologias;
  • Prova 2: 30 questões de Linguagens e Códigos + Redação Encceja 2023 juntamente com perguntas direcionadas a Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Baixar Edital Encceja 2023

Sequencialmente, quem precisa emitir o Edital Encceja 2023 ou emiti-lo, pode realizar tal ação através do Diário Oficial da União (DOU) ou clique aqui.

É plausível destacar que essa informação somente poderá ser acessada após o dia 21 de janeiro de 2023. Não se esqueça, que neste portal também ficam disponíveis os editais de anos anteriores, favorecendo a consulta por parte de qualquer pessoa interessada.

Embora essas informações sejam facilmente consultadas, alguns indivíduos encontram-se em dúvidas no momento de fazer o primeiro acesso. Se você se enquadra neste grupo, observe o nosso tutorial e aprenda de maneira ágil:

  1. Adentre ao portal oficial do Encceja através do site do Inep;
  2. Entre na página do participante com o seu login utilizando-se de dados previamente cadastrados;
  3. É bastante importante que você faça o seu acesso com uma conta previamente cadastrada;
  4. Na próxima etapa, escolha por “Encceja” e depois clique em “Editais”;
  5. Para facilitar a sua pesquisa, indique o ano de “2o23” e o seu nível de escolaridade;
  6. Consulte todas as informações desejadas e, caso seja preciso, baixe o arquivo no botão identificado como “Emitir”;
  7. E pronto!

Lembre-se que o certificado Encceja 2023 é consultado por outro lugar.

Edital Encceja 2023: Baixar Edital, Regras, Local e Data da Prova
Edital Encceja 2023: Baixar Edital, Regras, Local e Data da Prova

Regras de participação da prova

Antes de qualquer coisa, é importantíssimo ter em vista quais são as regras de participação no Encceja neste ano de 2023, já que os requisitos dissemelham-se entre os Ensino Fundamental (I e II) e o Ensino Médio.

Disto isso, veja com atenção as especificardes para cada modalidade e atente-se para saber se você possui o perfil adequado:

  • Encceja Ensino Médio: Ter na data da prova, pelo menos, 18 anos de idade;
  • Encceja Ensino Fundamental: Ter 15 anos completos ou mais.

Data da prova

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga anualmente o calendário do Encceja através do edital do programa. Para esse ano de 2023, as principais datas são:

  1. Prova convencional do Encceja: 28 de agosto de 2023;
  2. Prova do Encceja no exterior: 18 de setembro de 2023;
  3. Prova do Encceja na modalidade PPL no Exterior (Pessoas Privadas de Liberdade): de 19 até 30 de setembro de 2023;
  4. Prova Encceja 2023 na modalidade PPL no (Pessoas Privadas de Liberdade): de 11 até 12 de outubro de 2023;
  5. Justificativa de ausência no exame: dezembro de 2023;
  6. Resultado Encceja: última semana de dezembro de 2023.

Local de Prova Encceja 2023

Embora o edital não apresente definitivamente o local de prova, todos os participantes do Encceja em 2023 devem ficar atentos e essa informação de maneira prévia.

Sendo assim, compreenda que há regras específicas neste quesito também, iniciando-se pela organização dos locais de prova de acordo com o endereço do estudando que deve ser comprovado pelo CEP no ato da inscrição.

Para além disso, as instituições que receberão o processo de avaliação são definidos antecipadamente e a ordenação das salas leva em conta uma ordem alfabética, justamente para facilitar o direcionamento dos alunos no dia da prova.

Se você ainda não sabe qual é o seu local de prova, acompanhe nossa descrição e verifique essa informação o quanto antes:

  1. Procure pelo Portal Encceja no site do Inep;
  2. Faça um login pelo sistema Gov.Br usando seus dados de acesso previamente cadastrado. Será obrigatório utilizar-se da mesma conta referente ao momento da inscrição;
  3. Responda a algumas perguntas de segurança antes de ser liberado para acesso a plataforma oficial do programa;
  4. Clique em “Encceja 2023” e opte pelo campo “Local de Prova”;
  5. Para verificar a informação completa, será necessário clicar em “Detalhar”;
  6. Você conhecerá em seguida o endereço, data e horário da prova;
  7. Aproveite, neste mesmo campo, para conferir as demais regras quanto a aplicação do exame e fique preparado!
5/5 – (2 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.