Certificado Encceja 2023: Requisitos, Como Tirar Passo a Passo

Certificado Encceja 2023: O Que É, Como Tirar e Para O Que Serve

Quem irá participar do Encceja nesta nova etapa precisa ficar de olho no resultado para saber se foi ou não aprovado na escolaridade escolhida, afim de obter o Certificado Encceja 2023.

Este documento comprobatório é emitido pelo próprio Inep Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, porém ainda se faz preciso saber como solicitar, como emitir e como utilizá-lo. Veja como é simples!

Certificado Encceja 2023: O Que É, Como Tirar e Para O Que Serve
Certificado Encceja 2023: O Que É, Como Tirar e Para O Que Serve

Encceja 2023

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de propiciar o diploma de certificação do Ensino Fundamental e do Ensino Médio para os brasileiros que não tiveram a oportunidade de formar-se na época adequada, independentemente do motivo. O mesmo é constantemente relacionado ao ENADE.

A prova acontece um único dia, porém as modalidades dispõem de uma avaliação diferente em relação as disciplinas exigidas e o nível das questões. Além das perguntas objetivas, ambas as provas contam com uma redação Encceja 2023 de temática desconhecida até o momento da prova.

No decorrer deste artigo você acompanha tudo o que é necessário para não ficar de fora do Encceja de 2023 e obter o seu certificado. Continue lendo!

Não perca:

Requisitos para pedir o Certificado Encceja 2023

Para ser aprovado no Encceja e consequentemente obter o Certificado Encceja 2023, cada estudante precisará alcançar alguns requisitos específicos. São eles:

  1. Atingir uma nota 5 ou superior na redação, em uma escala que vai de 0 até 10;
  2. Dispor de uma pontuação geral de 100 pontos na nota final, onde o máximo é de 200 pontos alcançáveis, ou seja;
  3. Alcançar, pelo menos, 50% de acerto em cada caderno de prova Encceja 2023;
  4. Comparecer ao local de prova dentro do horário correto;
  5. Cumprir com todas as etapas do programa Encceja;
  6. Apresentar a documentação necessária;
  7. Ter mais de 15 anos de idade para realizar a prova do Ensino Fundamental;
  8. Ter 18 anos de idade ou mais para participar do exame do Encceja Ensino Médio.

Também é relevante frisar que aqueles candidatos reprovados de maneira parcial poderão solicitar a declaração parcial de proficiência. Todavia, o resultado fica disponibilizado de maneira online apenas no mês de dezembro e, até este momento, você poderá ter uma base sobre o seu desempenho através do Gabarito Encceja 2023.

Se você ainda não participou do Encceja provas anteriores, então pode ter interesse em consultar o edital Encceja 2023.

Como Obter a Declaração Parcial de Proficiência

Conforme trouxemos para discussão no tópico acima, é permitido que os alunos reprovados no Encceja emitam a chamada declaração parcial de proficiência, sendo que esse documento também possui cunho comprobatório.

Nele constam as disciplinadas onde você foi aprovado para que no próximo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, neste caso no ano de 2004, você precise apenas ser testado nas disciplinas onde obteve uma pontuação abaixo dos 50% necessários para a aprovação, o que também vale para a redação.

Sabendo da importância deste documento, elencamos abaixo um guia com passos diretos para que você entenda o que precisa ser feito:

  1. Acesse o portal oficial do INEP e procure pela “Página do Participante” ou usufrua do link direto;
  2. Siga para a sua conta (mesmo usuário utilizado no ato da inscrição e na consulta do resultado);
  3. Depois do login, prossiga para o campo “Declaração Parcial de Proficiência”;
  4. Insira seus dados e verifique se os resultados expressos no demonstrativos são condizentes com a sua consulta prévia;
  5. Está tudo correto? Se sim, complete a etapa em “Concluir”;
  6. Faça a emissão de sua Declaração Parcial de Proficiência para estar pronto para o Encceja do próximo ano, sabendo de quais matérias você precisará da aprovação para obter acesso ao Certificado Encceja.
Certificado Encceja 2023: Requisitos, Como Tirar Passo a Passo
Certificado Encceja 2023: Requisitos, Como Tirar Passo a Passo

Para Que Serve o Certificado Encceja

O Certificado Encceja tem uma serventia inexorável a todos aqueles estudantes que participaram do exame e tiveram um desempenho satisfatório em cada um dos requisitos listados acima.

Com isso, trata-se de um certificado Encceja 2023 que comprova a conclusão dos estudos dos indivíduos. Logo, quem concluir o Ensino Fundamental pode prosseguir para o Ensino Médio, enquanto que este último grupo fica apto a partir para o Ensino Superior.

A grande vantagem do Certificado Encceja é que ele pode ser obtido de forma mais rápida do que pelo programa EJA (Educação de Jovens e Adultos), já que essa modalidade exige mais tempo de dedicação dos educandos.

É claro que as regras são dissemelhantes, porém se o indivíduo não possui tempo para participar das aulas do EJA, é válido partir para a avaliação do Encceja.

Outro aspecto a ser considerado aqui é que o Encceja consiste apenas na avaliação, cabendo aos interessados estudarem por conta própria. Entretanto, você não fica desamparado, pois o MEC juntamente com o INEP apresentam diversas apostilas relacionadas a cada caderno de prova juntamente com simulados gratuitos para que você possa praticar.

Outra possibilidade é acessar as provas e gabaritos de anos anteriores, já que o próprio portal do Inep dispõem destes matérias agrupados por anos desde 2006. Veja aqui.

Como Tirar o Certificado

Em sequência, faz-se notório compreender que o certificado do Encceja possui duas modalidades: Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental/Ensino Médio (tipo 1) e Certificação de Proficiência Parcial (tipo 2).

Como já trouxemos no tópico anterior o tutorial para acessar o documento de tipo 2, é chegado o momento de demonstrar o passo a passo prático para alcançar o certificado que é desejado por todos os estudantes que participaram do Encceja, uma vez que permite a aprovação completa no programa.

Disto isso, acompanhe com atenção a nossa descrição sobre como tirar o Certificado Encceja 2023:

  1. Vá novamente até o portal do Inep e selecione “Sistema Encceja” dentro da página do participante;
  2. Complete o seu login e prossiga para o campo “Certificado”;
  3. Escolha a modalidade do documento de acordo com seu desempenho na prova;
  4. Por fim, obtenha um código de acesso para dirigir-se pessoalmente até o endereço da unidade certificadora escolhida no ato da inscrição (lembre-se que apenas algumas instituições de ensino são preparadas para tal atividade);
  5. Apresente seus documentos pessoais (RG, CPF, certidão de nascimento e comprovante de residência) e o comprovante obtido online;
  6. E pronto, não será necessário pagar taxa alguma!

Tome nota: todos aqueles que reprovarem em cada uma das etapas da prova, inclusive na redação, não poderão solicitar nem mesmo a Certificação de Proficiência Parcial. Sendo assim, estude e se prepare com antecedência!

5/5 – (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.